domingo, 20 de setembro de 2015

Criança na mudança

Hey chuchus!!!

 Muita gente me pergunta se já contei pro Gabriel da mudança ou que ele está achando. Então esse post é sobre o envolvimento dele nesse processo.


Logo que tivemos certeza que iríamos, começamos a introduzir o assunto devagarzinho falando sobre coisas que sabemos que ele acha legais, como morar em prédio, conhecer a neve, morar numa cidade grande etc. Então se perguntar a ele, ele dirá que ele vai morar no Chile, e que lá tem elevador, neve como na Peppa e que a cor preferida dele chama "amarillo"! kkkk


É tudo meio abstrato ainda pra ele, essa coisa de oooooutro país, outra língua, etc. O que tem sido mais concreto agora são os afazeres pré-mudança e estou fazendo aos poucos para que também ele vá assimilando com o decorrer do semestre.

Na lista da adaptação ou "desadaptação" o primeiro item foi decidir que o Rock não iria conosco e ele encarou bem melhor que eu, levamos pra casa da moça que trabalha aqui em casa e ele ficou feliz que ele teria amigos cachorros pra brincar então a melhor solução foi levá-lo logo pra irmos nos acostumando à ideia. Pretendo fazer um post só sobre o Rock ainda. 


Na parte prática o coloquei para fazer o doa-vende-fica com os brinquedos. 

É possível colocar seu filho para ajudar a escolher o que vai e o que fica. É bem bonitinho de ver, Biel é bem desapegado. Fala que acha que tem outras crianças que vão gostar desse ou outro objeto, e eu dei liberdade para ele escolher tudo, só orientando, claro, a ficar o que poderia considerar uma lembrança dessa fase dele, ou ele possa brincar depois e também vetando coisas muito grandes. Não foi muito difícil no caso dele. Bastou explicar algumas vezes que o volume que podemos levar é pequeno. Combinei também que os brinquedos que ele decidiu levar deverão ser trocados caso ele queira levar o que ganhar de aniversário e natal.




Fora isso, ele ajuda a montar as caixas, passar fita adesiva e a escrever a letra que vai na caixa ("D" de doação, "V" de vende etc) Mas o que ele mais gosta é separar o que vai e o que fica.




Eu ia guardar o que fica e deixar ele brincar com o que vai até irmos de fato. Mas resolvi fazer o contrário (o que é uma ótima dica) porque ele não enjoa dos que vão e de quebra quando chegar lá e abrir a caixa/mala vai ser tudo novidade!

Para me situar nas datas todas fiz um calendário grande e colei na parede e deixo ele ir marcando também cada dia que já passou. Também temos uma lousinha onde o Biel que escreve quantas semanas faltam!


Então o resuminho é:

- Deixar a criança participar das escolhas dentro do possível

- Deixar que faça o que consegue de acordo com a idade (segurar a caixa para passar a fita, escrever nas caixas, ou escrever listas para você, sob sua orientação)

- Marcar a contagem regressiva


E você? Já se mudou com criança? Tem alguma diquinha para dar? Escreve aqui! Caso não queira se cadastrar é só comentar como usuário desconhecido e assinar no próprio comentário!

Bjim da Tati Prata, a Tin


Contagem regressiva: 12 semanas ou 81 dias







7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Viu como está grande Claudênia?! Pode deixar que aviso para que você possa vir pegar! :o)

      Excluir
  2. Obrigada.
    Shi mim desculpe acabei apagando os comentários tentando corrigir os erros. Rsrsr.😊

    ResponderExcluir
  3. Biel lindo! Muito bom de ver que já tá lhe fazendo bem, apesar do trabalho, Amora! <3

    ResponderExcluir