terça-feira, 5 de abril de 2016

5 dicas para se adaptar a qualquer situação nova!




Oiii gente!!!

Tô sumida! Sei!

Ando com crise criativa de como continuar esse blog! Kkkk Não quero que ele seja um blog de turismo no Chile, mas também o turismo faz parte da minha vida nova e minhas descobertas!

Como lidar?

Então o post hoje será sobre adaptação! Quem me conhece sabe da minha facilidade com pessoas, cidades novas! Já mudei algumas vezes e resolvi dar algumas dicas do que me ajuda nessa hora!

Claro que tudo isso é orgânico pra mim, mas fiz um esforço pra pensar o que eu acho que facilita pra ajudar quem precisa!

Então vamos lá! Que rufem os tamboressssss! Trrrrrrraaaaaaaaaaaannnnnnn



1-      Estar aberta à experiência como um todo! Mesmo que você não esteja de acordo com a mudança, é bem melhor respirar fundo e olhar com olhos bons do que disposto a achar tudo ruim. Vocês já perceberam como essa coisa de mau humor é predisposição? Vem ali uma chateação do mundo ou da gente mesmo e dali em diante como lidar é a gente que deixa ou não a “coisa ruim” entrar e se instalar! E olha que sou uma pessoa que deixa muito isso rolar, mas tenho percebido muito com tempo que a gente consegue frear isso num determinado momento. E é bem melhor quando a energia positiva é a que fica, tudo fica melhor, então não seria diferente com a mudança! Seja ela de lugar, estado civil, condição física, enfim!




2-      Pesquisar coisas que você gosta de fazer normalmente mas na cidade ou na vizinhança futura. Um curso que gostaria de fazer, uma padaria perto, um restaurante legal, uma academia, ou parque! Eu quando sei pra onde vou, já começo a olhar, fuçar e depois a cidade vai se descortinando pra gente além de aumentar a animação! Santiago, por exemplo já namorávamos antes de ter certeza da mudança, víamos linha de metrô, onde passear, etc! Tenho sorte que meu marido tem essa mesma vibe então a gente vai complementando a pesquisa um do outro.



3-      Não escutar as coisas ruins sobre o novo lugar! Lógico que todo mundo tem experiências boas e ruins pra contar e não to dizendo pra ir bem ingênua e achando que só vai ter coisa boa e tal, mas ouve e não internaliza! Deixa você viver essas experiências e tirar a prova por você mesmo! Afinal nada é de todo bom ou de todo ruim!



4-      Tentar falar a língua do lugar! Não é necessário falar super certo, mas é preciso tentar. Em respeito ao morador local que vê seu esforço e se torna mais empático a te entender. E claro porque é tentando e errando que se aprende! Um truque que uso aqui quando estou em dúvida é usar: En Brasil se habla así.... e daí a pessoa pode falar que aqui é igual ou a faz entender o que quero dizer. Tem funcionado! Carlos e eu somos “ridículos” nesse ponto porque a gente “pega” sotaque em uma semana! Kkkk Parece que estamos imitando as pessoas mas é muuuuito sem querer! Hehe



5-      A quinta, e última e não menos importante é tentar “transferir seu mundo” a volta para a cultura local! Então se você mudou de bairro e nesse bairro a feira é aos sábados e não às quartas como você estava acostumado, tente se adaptar! Seu bairro, cidade, país, escola nova promovem eventos, ações e outras cositas culturais, gastronômicas, sociais que te interessem, participe! Pode ser muito legal redescobrir as coisas!





No geral o que fica é o seguinte! Por mais que essa mudança seja inesperada, não desejada e (porque não) assustadora, é muito melhor encarar de buenas! Por que eu acredito mesmo que a felicidade acompanha a gente aonde a gente vá! Por mais que exista saudade, que exista um certo luto no começo, dentro da gente pode brotar coisas boas! Piegas, mas super verdade! Vale o esforço!

Fiquem bem!


Bjim da Tin

Contagem Progressiva: 113 dias em Santiago do Chile

Fonte de imagens: Pinterest,Funlovingspirits.net, AnimalWalls.xyz, OddStuffMagazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário